outubro 27, 2015

O que aí deve vir

Cavaco fez bem e falou melhor.

Tomou a sua decisão com base nos resultados eleitorais e no que lhe foi apresentado pelos partidos nas audiências impostas pela Constituição. Nomeou Passos Coelho. E disse o que tinha a dizer. Balizado na legitimidade da “sua” maioria, que o elegeu.

Os partidos de esquerda nada tinham em carteira, para além de referirem que estavam a negociar e que havia boas perspetivas com vista a um governo de esquerda, do PS, apoiado pela frente comum na assembleia. Mas, em concreto, nada (nada mesmo) que pudesse alterar a decisão presidencial desviando-a da nomeação do vencedor das eleições.

Com se está a assistir, tudo é previsível: o PS ensandeceu, o BE aproveita o comboio (está por cima) e o PCP ri-se a bom rir. Basta-lhe dizer que prefere um Governo PS ao governo da coligação.

Finalmente, Cavaco fez o seu alerta. Como é devido à sua posição, que não é igual à da “rainha de Inglaterra”. E, grosso modo disse que a democracia é o sistema que aceita todos, mesmo os não democratas. Mas que há que zelar por ela pois, se os não democratas passam a ter preponderância (e é o PS que lhes dá esse poder, que fique claro), arriscamo-nos a evoluir para um sistema (que é defendido por essa minoria – 20% dos votantes) onde passam (ver Venezuela, Angola) onde não cabem todos, mesmo.

Uma nota: se quisermos dividir o espectro partidário português, é muito claro que os partidos de direita são quase inexistentes. Que teremos os partidos da coligação no centro (agora está na moda dizer que são de direita). E o PS que será de uma esquerda moderada muito próxima do PSD. À esquerda, radical e outros, 20% de votantes no BE e CDU. O facto novo é simples de descrever: a estratégia de Costa na campanha foi de discurso á esquerda. Para captar os votos úteis da esquerda. Ora esses votos, fugiram-lhe para os seus agora companheiros frentistas. Mas, depois das eleições, fugiu em frente. E continua a agir nessa área, usurpando os votos do PS que não se revêm nesse discurso extremo-frentista de esquerda…

Mas, e agora?

A frente comum vai deitar o Governo abaixo.
Nas audiências que se seguirão, Cavaco deverá exigir um acordo de Governo explícito e público. Uma espécie de compromisso com o País. E deve exigir a participação dos três partidos que suportarão esse governo no mesmo. Comprometendo todos. E, ao contrário do que diz essa e muita esquerda, valorizando a mesma. Devem estar todos “dentro” e só isso assegurará a tão apregoada “estabilidade”.

Depois, veremos.
Se não, governo de gestão.

Fica nas mãos dos 3 partidos da frente comum a decisão. Ou todos alinham e o governo de esquerda avança ou então o governo que venha a ser nomeado com o PS será tão estável como o da coligação. Pelo que, nesse caso, ficaria o governo da coligação (como vencedora das eleições) em gestão até ao próximo presidente decidir por novas eleições.

A frente comum quer ser governo? Tudo bem. Justifique isso, produzindo um acordo governamental (referindo a participação concreta dos 3 partidos no Governo), que seja claro e publico para validação presidencial. E que contenha os elementos necessários para uma estabilidade que abranja, no mínimo 2 orçamentos.


Afinal, os votantes (principalmente os do PS) deverão ter bem claro o (novo) programa da frente comum (os compromissos que se assumem) bem distinto da soma dos programas eleitorais dos partidos em questão. Pois isso seria uma salganhada.

Sem comentários: